GOOGLE ADWORDS: DICAS PARA DEIXAR SUA EMPRESA SEMPRE EM EVIDÊNCIA

 

Por receber cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais no mundo e contar com 80% do total de pesquisas mensais realizadas entre todos os mecanismos de buscas (Yahoo, Bing, etc), o Google aproveitou essa onda e criou uma enorme rede para empresas anunciarem. Esta ferramenta para anúncios online se chama Google Adwords ou Google Ads, de forma mais simples.

 

Mas para começar a entender como funciona essa ferramenta, é preciso primeiro conhecer os formatos de anúncios que sua empresa pode optar, de acordo com estes grandes quatro grupos:

 

  • Rede de Pesquisa: esse é o mais comum e com melhor opção de segmentação, afinal você pode escolher anunciar de acordo com os termos que as pessoas buscam na rede; ou seja, se você é uma empresa pequena de e-commerce de produtos Pets, você pode mostrar seu anúncio para buscas como “roupinhas para cachorros online” e “coleiras diferentes para cachorros”.

 

  • Rede de Display: são as campanhas de banners tradicionais ou dinâmicos. Através da rede de sites parceiros que disponibilizam espaços, empresas podem criar anúncios gráficos com artes que chamem atenção do usuário. Pode ser usada para campanhas de remarketing do Adwords também.

 

  • Vídeos no Youtube: são os vídeos patrocinados no Youtube. A maior parte das empresas anuncia no formato de exibição antes do vídeo principal, dando a opção de pular. Pode ser também o anúncio de 15 segundos que o usuário não consegue passar ou vídeos destacados em páginas específicas.

 

  • Shopping: são os anúncios dinâmicos que aparecem quando buscamos por um produto específico na internet. Uma opção muito interessante para e-commerces.

 

Agora que você conhece alguns dos formatos de anúncios para o Google Adwords, vamos citar 3 erros que sua empresa não pode cometer ao utilizar esta ferramenta:

“Vou investir todo o orçamento em um dia / em uma única campanha”

Assim como toda estratégia de marketing deve ser, no Google não será diferente, você precisa testar suas estratégias! E isso não é uma dica do Google Adwords para iniciantes só, muitos profissionais com tempo de mercado acabam errando aqui. Se você tem R$ 1.000,00 para investir em um mês, não invista tudo de uma só vez. Vá investindo aos poucos, vendo as campanhas e anúncios que possuem melhor performance. Nem sempre serão os anúncios que precisam de melhorias, às vezes seu site ou landing page precisa ser otimizada para converter melhor.

 

“Final do mês eu vejo o resultado da campanha”

No mesmo sentido do erro anterior, você precisa sempre estar de olho nas campanhas, aumentando os lances das que estão indo melhor, pausando as que não estão indo tão bem. Olhar as métricas só no final do mês não te ajudará a implementar melhorias a curto prazo. O ideal é dar uma avaliada breve diariamente ou pelo menos semanalmente.

 

“Vou colocar todos os anúncios para a mesma página do site”

Um grande erro que muitos anunciantes cometem é direcionar todos os anúncios para a Home do site, por exemplo. Lembre-se, o tempo do usuário na internet é muito precioso, direcione os usuários que interagirem com seus anúncios para páginas que estejam de acordo com o que está sendo exibido. Nada mais frustrante que clicar em um anúncio esperando encontrar uma informação e nunca encontrá-la.

 

E aí, gostou das nossas dicas sobre Adwords? Ainda tem algumas dúvidas? Então entre em contato conosco e conheça nosso trabalho.